É um método desenvolvido por Christian Duurvoort ao longo de mais de 37 anos de atividade como ator, diretor, preparador e pesquisador. O método tem sido utilizado nas principais produções de cinema e televisão no Brasil.
A finalidade do método é dar condições para que se possa desfrutar mais da viagem que é o processo de criação. Ou seja um convite para experimentar. Ele não é uma receita tampouco um roteiro. É uma atiçador da sua curiosidade.
O Corpo do Ator é uma Paisagem suas ações o Tempo.
O exercício da imaginação é fundamental para o artista seja lá qual for o suporte que utiliza para sua arte. Atuar e dirigir são formas coletivas de imaginar e aí que reside toda dificuldade já que a imaginação é algo que se dá em cada indivíduo de modo diferente.
O diretor cria o contexto enquanto o ator é um criador de imagens, seu corpo uma paisagem, suas ações o tempo. O Encontro é um exercício de imaginação, de doação.
O objetivo da oficina é abordar a técnica de direção de atores no cinema ensinando o aluno a economizar tempo, desenvolver uma estratégia, diminuir o desgaste e manter o fluxo criativo.
A função do Ator é estar no lugar e tempo determinado realizando ações que foram pré estabelecidos pelo roteiro, pela direção, pela fotografia, por si mesmo. A sua função é criar ações que possam contribuir para a história como um todo ou em uma parte. Cabe ao ator cuidar do seu corpo, estabelecer uma relação com todos os elementos da dramaturgia e encontrar um meio de trazer o espectador para dentro da história.
O Ator é aquele sujeito que sai da Zona de conforto e vai para a Zona do Conflito
A função do Diretor envolve muitas questões de diversas naturezas técnicas. O diretor é o guardião da história cabe a ele decidir o que se vai ver na tela. Na relação com o ator e com a dramaturgia, a técnica que se desenvolve é ver, ouvir, ler e propor para junto com os atores criarem ações que possam preencher as imagens e contar a história.
A técnica é uma prática que visa a obtenção de mais prazer naquilo que se faz. Ao contrário do que se pensa é algo que se desenvolve à partir de uma habilidade adquirida ou inata. A técnica do ator é muito simples e sofisticado. É a capacidade de perceber e processas estímulos. Ter domínio sobre suas ações e ao mesmo tempo estar pronto e disposto para receber a consequência dessas ações. O prazer é uma consequência. O objetivo é ampliar a presença em cena.
O Ator Imaginario é um Método que prioriza a Ação.
Ola Christian!
Recbi indicacao de seu trabalho do Rodolfo Silot(SBT)… estou interessada e gostaria de saber de cursos pos-carnaval… estou lhe enviando uma materia que fiz p o Glamurama no ano passado, OK??
Grande abraco e ate breve!
att
Daniela De Carli
Saludos Christian. Un verdadero placer haber compartido con el grupo de personas y porsupuesto contigo esa semana de aplicación y enfoque de tu método en nuestras áreas profesionales. Estoy seguro que coincidiremos en un futuro cercano en un set de filmación.
Un abrazo sincero.