De novo na estrada. Estive em Recife dando aula na Fundaj.
Um grupo constituído por estudantes de cinema, diretores e um ator.
É um prazer dar aula. Ao lado da parte prática do curso discutimos muito a questão da dramaturgia. Todos assinalaram que na sua formação pouco espaço foi dado a dramaturgia. Como se a questão maior seria o conhecimento técnico e a criatividade. Muitos se ressentiam de uma debate sobre o que querem dizer pois mesmo que seja o ator que diga, ele é um porta voz das propostas dramatúrgicas do diretor, do roteirista, da produção. Essas propostas tem uma relação com a estética, com o modo de produzir, com todas as escolhas, com as imagens que serão utilizadas, mas ela estão todas sujeitas ao que se quer dizer.
A ficção não é um esconderijo e as personagens são marionetes. A realidade contida dentro da ficção é a realidade interior de um autor que tem suas motivações para trazer-las à tona. O interessante que o cinema permite que existam várias visões sobreposta, complementares e até conflituosas sobre o mesmo material. Cada um tem o que dizer mas precisa se voltar para isso para poder comunicar. A origem não pode estar ausente. Às vezes ela não se revela com facilidade, é preciso um trabalho maior na linguagem para trazer a clareza que se quer para alcançar a transmissão daquilo que nos motiva a comunicar.
Essa semana parto para Rio Branco dar mais um curso. O Acre é um lugar que só existe na minha imaginação… estou curioso para conhecer o que se produz por lá.
De lá vou para Fortaleza.
E depois para o Rio de Janeiro.
Tenho interesse em fazer o curso! Quando estará em Fortaleza? Sou do Piauí e Ceará é pertinho daqui.
O curso será do dia 10 ao 14/10 no Instituto Dragão do Mar em Fortaleza.
Abs
Christian
Participei do Curso realizado em Rio Branco- Acre e me foi muito proveitoso. Sinceramente uma aula de vida e auto conhecimento. Como é bom poder ter outros caminhos para percorrer!
Agora sobre seu comentário, querido mestre…
O que pode dizer sobre este Acre que estava apenas em seu imaginário hein?
Sentimo-nos honrados e tê-lo aqui. Seja sempre muito bem vindo, à esta terra de gente guerreira!
Beijos,
Bell
Christian! Soube que esteve em Recife – recebi o beijo que me mandaste por Flaira e Camila, que te entrevistaram. Fiquei feliz que ainda lembres de mim e triste por ter perdido a oportunidade de te rever. Há 10 anos atras seu curso fez grande diferença em minha vida como artista. abraços, Valéria Vicente
Foi muito corrido a viagem. Pensei em vc mas não tinha mais seus contatos. Nem o e-mail. Espero poder voltar e quem sabe nos encontraremos. Bj
Um mestre, muito boa a troca e a vivencia que tivemos aqui em Fortaleza,sem dúvidas um Maravilhoso processo de buscas e descobertas!!Foi um contato breve e valioso ao mesmo tempo,Abraço, Gustavo Lopes!!
Olá Christian! Tenho bastante interesse em participar do seu curso. Tem planos de repetí-lo em São Paulo ainda este ano? Abs
Assim que tiver uma data eu posto aqui. No momento não tenho nada agendado. Estou trabalhando para que tenha um curso em julho. Abs.
Estou organizando um curso para julho deste ano. Abs, Christian.