Começando 2019

A primeira oficina Ator Imaginário será em São Paulo de 11/2 à 22/2.

As inscrições estão abertas pelo email oficinaatorimaginario@gmail.com ou pelo Whatsapp 11976219710.

Agora estou em Recife preparando o longa Sujeito Oculto de Léo Falcão. No elenco estão Gustavo Falcão, Marcos Breda, Eloisa Jorge, Leandro Bandeira e também um grupo de atores locais que conheci nas várias oficinas que ministrei aqui e em São Paulo. Está sendo um prazer poder trabalhar com eles. Isso reforça a importância de investir em um projeto continuado de estudos e aprimoramento.

Agora o ano de 2018 passou voando. Foram muitos trabalhos e poucos relatos aqui no site.

Voltei a trabalhar com o Fernando Meirelles num projeto novo e ousado para a HBO chamado Pico da Neblina.

Preparei dois longas no Nordeste tendo o prazer de trabalhar com atrizes fabulosas como Marcélia Cartaxo, Zezita Matos e Soia Lira num longa sensível do diretor cearense Allan Deberton chamado Pacarrete.

E um outro longa que eu aguardava ser produzido desde 2011 chamado Légua Tirana. Nessa produção que mistura atores experientes com atores inexperientes pude conhecer um pouco mais do sertão, da beleza, da resiliência e da sabedoria desse povo. Foi um trabalho intenso e emocionante. O filme conta a história da infância e juventude de Luiz Gonzaga quando ele ainda morava na região que tanto marcou seu trabalho artístico. Projeto idealizado por Marcos Carvalho que há muitos anos realiza um outro projeto chamado Cinema no Interior que realiza oficina de formação de cineastas pelo interior. Marcos, juntamente com Diogo Fontes, dirigem o filme que conta no elenco com o jovem prodigioso Kayro Oliviera.

Tive o prazer de trabalhar com Ingra Liberato, Maria Ceiça, Gustavo Machado, Luciano Bortoluzzi no longa A Batalha de Shangri-lá de direção de Severino Neto na cidade de Cuiabá. Um drama psicológico intenso com personagens difíceis que lutam consigo. Há muito cinema sendo feito fora do eixo RJ e SP.

Fiz a preparação de Dudu Azevedo para a novela Jesus da Rede Record. Foi um trabalho individual. A personagem é mais do que conhecida e habita o imaginário de bilhões de pessoas no mundo. Mas cada um tem a sua versão e expectativa quanto a como ele é além do que ele representa para uma grande parte da humanidade. Encontrar elementos pessoais que motivem e que poderiam dar densidade, grandeza e ao mesmo tempo escapar de uma visão romântica ou piegas do personagem foi a jornada que realizamos.

As Personagens nos fazem aprender algo, capturar alguns detalhes da vida que nós pessoas deixamos passar por não estarmos preparados para ver aquilo naquele momento. Tem atores que se jogam e não precisam de muita motivação. E tem atores que precisam ou querem se aprofundar no que a personagem propõe. Nenhum ator é melhor que o outro. E atores experientes sabem quando precisam apenas se jogar e quando precisam se aprofundar. Acredito que o Dudu assim como vários dos atores com que trabalhei no ano passado poderiam ter feito seus trabalhos sem minha presença mas trabalhando de forma colaborativa conseguem resultados melhores para si.

Antes de encerrar o post preciso ainda dizer que preparei o elenco de duas séries Z4 e Os Roni quê tem em comum o fato de que são séries leves, divertidos em que o carisma do ator é que dá sustento a dramaturgia mas que o carisma é algo que se constrói. Tem gente que nasce com um parafuso a menos mas que só na vontade descobre logo sua limitação e não avança. O mundo é uma grande escola mas uma escola sem professor é um espaço como qualquer outro. Aquele que se aceita como aluno pode aprender muito se tiver coragem e humildade de atravessar as portas.

Ano passado foram cinco oficinas Ator Imaginário: três em São Paulo, uma em Recife e uma em João Pessoa . As oficinas são para mim um prazer imenso pelas trocas que ali se dão e por que sei que participo da vida daquela pessoa que me leva para muitos lugares consigo.

2 comentários Adicione o seu

  1. Thaiza Mallfitano disse:

    Gostaria de saber onde será, carga horária e valor!
    Obrigada

    1. Ator Imaginário disse:

      Olá Thaiza, peço que escreva um e-mail para oficinaatorimaginario@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *