- Vou começar esse post desejando uma boa noite para todos, agradecendo aos amig@s que ajudaram a divulgar e saudando aqueles que começarão a oficina amanhã de noite.
Não estou ansioso mas a produção é grande para realizar essa oficina. Ficamos semanas enviando e recebendo mensagens. E somos apenas Andora e eu produzindo a oficina.
A Oficina Ator Imaginário deste mês de julho coincide com a preparação de uma série. Estarei saindo dos ensaios e me deslocando para o local das aulas. Por sorte é tudo em São Paulo. A oficina vai ser permeado de questões deste trabalho, as séries exigem muito dos diretores e roteiristas. Muito material precisa ser preparado e constantemente são feitas rescritas, alterações e novas descobertas. O processo criativo exige muita concentração e flexibilidade.
Para os atores protagonistas esse processo pode gerar ansiedade pois parece sem fim e que seu tempo de preparo será reduzido. Mas quando se respira um pouco há uma oportunidade de conseguir na preparação de elenco desenvolver uma base mais sólida para encarar os desafios. O roteiro é um indicativo para o processo de criação do ator que não precisa apenas pensar em como vai resolver as cenas mas no que quer o espectador veja do seu personagem. Depois é casar esse material com as situações apontadas no roteiro. A curva dramática da personagem é mais extensa na série que num longa. Na dramaturgia da série a personagem tem mais tempo para dar ao espectador elementos para compreender a personagem.
Enfim… para quem quer saber mais ainda tem vagas na oficina. Uma ou duas…